CINQUENTA ANOS AO SERVIÇO DO BEM COMUM

by Jose Baptista | April 3rd, 2015

Foi com este pensamento e reconhecimento pessoal, que narrámos numa pequena obra escrita, a história do cinquentenário da nossa Associação de Bombeiros (16.03.2015).

Realmente a criação desta Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem e do seu Corpo Activo de Bombeiros, trouxeram ajuda e solidariedade a todos os vilanovenses, aos moradores das terras circunvizinhas e a todos das terras para onde os seus serviços foram solicitados.

A missão foi cumprida, e por isso nos devemos orgulhar dos que iniciaram, continuaram e mantêm viva e actuante esta Associação com ideais tão altruístas.

Parabéns por isso á Associação, e que a sua acção se prolongue no tempo, sempre com pessoas animadas no bem-servir, embora como já Camões dizia em “Desconcerto do Mundo ” não esperem dela grande reconhecimento colectivo, porque o bem-fazer não é muito apelativo a ser divulgado, nem anda nas bocas do mundo, daí que o voluntário deve encontrar na satisfação interior do dever cumprido na pessoa do seu semelhante, a sua grande e maior recompensa.

O programa comemorativo foi variado e pleno de iniciativas culturais, de divulgação operacional dos bombeiros, de merenda colectiva aberta á população, de desfile pelas ruas de Vila Nova de todo o Corpo Activo de Bombeiros e do seu equipamento e culminou a 22.03.2015, com uma missa de Acção de Graças e sessão solene presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Interior, onde foram lembrados pelos diversos oradores, os feitos mais relevantes do trabalho realizados nos cinquenta anos de vida associativa, tal que o nome dos seus principais protagonistas.

Houve bombeiros e directores condecorados, com destaque para as medalhas de ouro da Liga Nacional de Bombeiros, atribuídas ao actual comandante Guilherme Mota, e ao ex-tesoureiro com 46 anos no activo, senhor António Borges Batista.

A Associação recebeu igualmente a medalha comemorativa do seu cinquentenário, imposta no seu estandarte pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Interior, e lembranças de outras entidades oficiais e particulares.

No final das cerimónias oficiais foi servido pelo restaurante “O Albertino” de Folgosinho um almoço de confraternização em que participaram todas as entidades oficiais e particulares convidadas, bombeiros e directores, e os elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Raínha, que se deslocaram propositadamente á nossa terra para abrilhantar a nossa festa.

Dentro das comemorações foi ainda benzida uma nova ambulância pelo pároco Joaquim Sequeira, adquirida pela Direcção para reforçar o contingente de carros de serviço de saúde do nosso Corpo Activo.

A Câmara Municipal de Gouveia quiz associar-se ás comemorações, através dum donativo monetário e mandando calcetar com paralelos de granito a parada do Quartel,o que tornou o local mais funcional e esteticamente atrativo.

Foi uma festa bem organizada, bonita, e que deu testemunho pleno da vitalidade da Associação e do trabalho feito ao longo do tempo, ficando a certeza que poderemos continuar a contar com o trabalho empenhado dos seus directores e bombeiros na causa do voluntariado e no serviço á Causa do Bem Comum.

José Baptista da Silva

Comments are closed.

Categorias