Os Bombeiros de Luto

by Jose Baptista | November 15th, 2015

Morreu o Zé Carlos! Foi assim que a notícia chegou ao Café do Cunha e se propagou de boca em boca, na tarde de sábado 7 pp. Todos sabiam de quem se tratava, pois o ex-comandante estava gravemente doente há já alguns meses, e esperava-se a qualquer momento o triste desfecho.
O Zé Carlos Viana, passou por todos os escalões hierárquicos dos Bombeiros, tendo chegado ao topo como comandante do Corpo Activo da nossa Associação, que exerceu por largos anos.
Foi um homem que dedicou a maior parte da sua vida aos Bombeiros e a servir a comunidade. Com efeito o Zé Carlos foi um homem presente e disponível, até que a saúde lho permitiu.
Sempre que a sirene tocava, para acudir aos fogos ou a qualquer acidente mais grave, ele era o primeiro, desdobrando essa sua actividade no transporte de doentes aos hospitais.
O Zé Carlos foi um elo muito forte dos nossos Bombeiros, e a ele se fica a dever muita da sua pujança, e daquilo que a nossa Associação representa hoje na comunidade vilanovense.
Aliás, toda esta sua dedicação á causa do voluntariado, foi reconhecida pela sua Associação, pela Federação e pela Liga Nacional dos Bombeiros que o premiaram com as suas mais altas condecorações e medalhas de mérito, ficando por isso como um exemplo a seguir por todos os que nesta causa se revêem.
O seu funeral foi uma grande manifestação de pesar nele se incorporando grande parte da comunidade vilanovense, e representantes das Associações de Bombeiros do distrito, tal que o comandante da Protecção Civil.
O Zé Carlos merecia esta homenagem, pela forma como viveu e serviu a comunidade e a causa do voluntariado. Certamente que pelo empenho que lhe dedicou e como cristão que era, cumpriu o mandamento novo, que Cristo nos trouxe do amor e da fraternidade, vindo a receber por isso o prémio dos justos.

José Baptista
Nov2015

Comments are closed.

Categorias