Problemas com a Auto Estima

by Jose Baptista | November 17th, 2016

A Auto Estima é a opinião, é o sentimento que a pessoa tem sobre si mesma. É ser capaz de se respeitar, confiar e gostar de si. Isso adquire-se através do diálogo interno, de si, para si.

Causam situações de baixa auto estima; a insegurança, as dúvidas permanentes, os sentimentos de que não é capaz de fazer nada bem, os sentimentos de culpa, de rejeição, de frustração, de vergonha, a inveja, o medo, a timidez, a raiva, e especialmente uma grande necessidade de agradar e serem-lhe reconhecidos os seus méritos.

Tudo isto pode ter começado na infância, e ter origem na forma como fomos tratados, em casa, na escola, e depois no trabalho. As decepções amorosas podem também ter as suas consequências.

Para elevar a auto estima é aconselhável; conhecer-se melhor a si mesmo/a, gostar da sua imagem ao espelho( o exercício físico diário pode ajudar), reconhecer que tem qualidades e não somente defeitos ( valorize aquilo de que mais gosta em si ), gostar de si, escutar a sua intuição ( o que com verdade lhe diz de si o seu coração ), acreditar que merece ser amado/a, fazer todos os dias o que mais gosta ( ler, escrever, ouvir música, caminhar, e no contacto com os outros, procure ser alegre, sensível, e optimista.

Habitue-se a pensar que qualidades e defeitos, todos nós temos. O necessário é saber viver com eles, duma maneira pacífica. Coloque na sua cabeça que ninguém é perfeito.

Experimente uma relação saudável com as pessoas, ( afaste-se dos pessimistas, e dos que só sabem dizer mal de tudo e de todos ) e se o conseguir, vai ver que encontrará a paz de espírito necessária para ser feliz.

José Baptista da Silva
Nov2016

Comments are closed.

Categorias