NATAL VILANOVENSE DE 2016

by Jose Baptista | January 24th, 2017

Está o ano a findar e como sempre acontece neste período nos países onde a cultura ocidental, de que o Cristianismo faz parte ou neles se implementou, celebra-se o nascimento dum menino, que mudou o mundo. Essa mudança não se deveu apenas ao seu nascimento, mas também a toda a sua história de vida, e ás consequências que dela advieram para a História, a Cultura, a Religião e a Humanidade.

Muito embora a celebração do Natal nos dias que correm, esteja algo desvirtuada do sentido que lhe deu origem, já que os negócios e o Consumismo dela se apoderaram, apesar disso, não deixam de ser vividos momentos de convívio fraterno, de alegrar as crianças com os presentes, que lhes colocam junto da árvore ou no sapatinho, e nem que seja de forma circunstancial os votos de boas festas entre amigos, parentes e conhecidos. Portanto, e apesar de tudo, é bom e necessário que exista e se celebre o Natal.
Na nossa terra, este ano com muito frio, também se celebrou e viveu o Natal. Houve um belo concerto de Natal no Centro Cultural, oferecido á população pela nossa Banda Filarmónica, que para lhe dar mais brilho, qualidade e espírito natalīcio, teve a parceria da Banda Filarmónica de Paços da Serra, fogueira gigante na avenida, missa do galo em Tazem, missa de Natal na nossa magnífica igreja, houve idas e vindas de familiares, uns de mais perto, outros de mais longe, houve ceia com o tradicional bacalhau temperado com o bom azeite e regado com o nosso magnífico vinho, as filhoses, o bolo-rei, o queijo da serra e tantas iguarias que nesta quadra fazem parte e estão presentes nas mesas de todos nós. Houve ainda o reviver de amizades entre amigos que por vezes passam longos períodos de tempo sem se ver. Por tudo isso vale a pena haver Natal, que mesmo que por vezes dele se esqueçam é obra e deve-se ao Deus menino e a todo o mistério que O envolve .
Acreditando na História e nos Livros Sagrados, cantemos todos a sua Mensagem de Paz e Amor, que a cumprir-se tornaria o mundo muito melhor. Para os descrentes apelamos que mesmo não acreditando Nele, acreditem e ponham em prática a sua Mensagem.
Boas Festas para todos e um muito bom Ano de 2017.

Dez.2016

José Baptista

Comments are closed.

Categorias