PRÉMIO DE MÉRITO JOÃO DE DEUS 2017 (PADRE JOÃO)

by Jose Baptista | November 1st, 2017

Na passagem do trigésimo aniversário da morte do “Padre João”, procedeu-se no passado dia 28 de Outubro na Escola de Vila Nova, a mais uma atribuição do prémio de mérito criado em sua honra  para premiar os melhores alunos de português daquela escola.

Este ano a cerimónia teve a particularidade do prémio contemplar também um aluno de ciências, e o alargamento a esta área do saber  passará a fazer igualmente parte dos prémios a atribuir nos anos futuros.

A sessão iniciou-se com o descerramento duma lápide alusiva ao “Padre João”, localizada no interior da escola e em local aberto ao público. Paralelamente foram igualmente afixados em molduras os nomes dos alunos ganhadores dos anos anteriores, para que sirvam de estímulo e  exemplo a todos os outros alunos.

A cerimónia englobou na homenagem outra figura grada de vila nova, na pessoa do Eng.º Fernando Henrique Marques Videira. Com efeito este vilanovense de eleição que dedicou a sua vida á ciência e ao serviço do país, merecia esta homenagem, pelos méritos atingidos na sua vida profissional, e igualmente pelo seu exemplo de vida como pessoa de sãos princípios, que apesar de ter calcorreado os patamares do poder, quer como homem de ciência na Junta de Energia Nuclear, onde foi pioneiro e atingiu os mais elevados cargos, quer enquanto político independente nas Secretarias de Estado da Indústria, de Energia e Minas, quer como ministro da Indústria no governo da Eng.ª Maria de Lurdes Pintassilgo, quer ainda como gestor público na Siderurgia Nacional, EDP e outras grandes empresas públicas. No desempenho de todas estas funções o Eng.º Fernando Videira, foi exemplo de profissional dedicado ao serviço público, e cujos méritos lhe viriam a ser reconhecidos publicamente com a outorga de Comendas, por vários presidentes da República.

Apesar do sucesso e reconhecimento profissional, soube cultivar a ética no relacionamento com os demais, abdicando das luzes da ribalta, para se manter um homem discreto, generoso, amigo do seu amigo.

Em Vila Nova, ainda desempenhou funções na Adega Cooperativa, e seguiu atentamente os problemas da terra, da qual apesar das suas múltiplas actividades nunca esqueceu, honrando assim as tradições da sua benemérita família.

Foram editadas duas brochuras, do “Padre João” e do Eng.º Fernando Videira, que foram distribuídas por todos os presentes, relatando factos da vida dos dois homenageados para que elas fiquem mais conhecidas e sirvam de exemplo a todos os que nelas se queiram rever.

A atribuição deste prémio tem o propósito de dar algum relevo á nossa escola, incentivar os alunos no estudo capaz de conduzir ao mérito e homenagearpessoas que pelo seu exemplo de vida e de dedicação a Vila Nova, possam influenciar outros a segui-los, para que assim não os esqueçamos e através deles dignifiquemos a nossa terra.

No final houve o habitual lanche convívio entre todos, como sempre patrocinado pela Associação de Pais, sempre disponível para ajudar e que pela sua disponibilidade permanente, tem sido a grande mais valia para o bom êxito desta iniciativa.

José Baptista da Silva

Out/17

 

Comments are closed.

Categorias