FESTAS EVENTOS E OUTROS MAIS

by Jose Baptista | November 16th, 2018

Quando se está longe da terra que nos viu nascer é difícil noticiar em tempo oportuno o que por cá se passa. Mas, mesmo assim, e especialmente para os que nos lêem neste portal e ainda não são conhecedores , deixamos em seguida algumas notícias sobre acontecimentos diversos aqui passados nos últimos três meses. Assim, por ordem cronológica;

13.08.2018
Nas comemorações do dia do Município de Gouveia, foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal, a nossa conterrânea e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Molecular da Universidade de Coimbra, a Dra. Catarina Seabra.
No mesmo dia foi igualmente atribuído o Prémio de Mérito Escolar do 1* Ciclo a nível do concelho ao aluno da nossa Escola Henrique Bonifácio Machado Martins”
Ainda na mesma sessão solene foi entregue ao nosso conterrâneo Alberto Oliveira Pinto, da Quinta da Espinhosa, a Medalha conquistada no Concurso de Vinhos ” Lá Seleccion del Sindaco”

26.08.2018 – FESTA DA TRANSUMÂNCIA
Como é do conhecimento de todos, as ovelhas nos meses de verão, sobem á Serra para se alimentar, já que as sementeiras e o estio fazem diminuir as ervas e fenos aqui nos vales. Por essas razões de falta de alimentos e para manter a tradição dos antepassados o Joaquim Marvão “Beato” continuou sempre a fazer essa subida á serra do Malhão.
A Junta de Freguesia, no sentido de lhe dar relevo associou-se ao evento, organizando para o dia da descida e da chegada das ovelhas engalanadas a Vila Nova, uma tarde e noite cultural, com a participação dos jovens do Caj e dos seus Bombos e tamboretes, assim como um teatro de rua para animar e lembrar tempos passados.

16.09.2018
O Núcleo de Gouveia da Liga dos Antigos Combatentes, quis celebrar o seu 4* aniversário em Vila Nova, ao qual se associaram a Junta da Freguesia e a Banda Filarmónica de Vila Nova, e a Câmara Municipal. Nestas comemorações foi inaugurado na avenida junto ao coreto um monumento em honra dos combatentes vilanovenses da 1ª Grande Guerra 1914-1918, oferecido pelo empresário vilanovense Francisco Marvão, á décadas radicado em Gouveia.
As comemorações tiveram a presidi-las o Presidente da Liga dos Antigos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, e as honras militares estiveram a cargo do Regimento de Infantaria 14 de Viseu. Uma missa comemorativa e de refrigério pelas almas destes combatentes foi igualmente celebrada na nossa Igreja Matriz.

28-29 e 30 de Setembro 2018
No decorrer destes três dias teve lugar na nossa avenida, a 1ª Feira Gastronómica de Vila Nova, dedicada á “Alambicada”, iguaria vilanovense confeccionada com cabrito ou borrego, numa panela de ferro de três pés, em lume brando, e que após os temperos, a panela é fechada com um alguidar de alumínio quase cheio de água, e selada com farinha amassada. Segundo os entendidos é após umas tantas fervuras da água que vai sendo substituída, que se sabe quando a iguaria está pronta a servir.
Nos meus tempos de juventude era o Sr. Chiquinho Barril o mestre cozinheiro, e quem talvez a tenha introduzido nestes moldes de confecção, tendo agora no Mestre António Sousa ” Carrapito ” das Lages o seu mestre seguidor.
O evento teve o patrocínio da Casa do Povo de Vila Nova, e a colaboração da nossa Banda Filarmónica, e da Câmara de Gouveia. Esta Feira foi desligada da “Vinal” a nossa festa do vinho, que agora tem outra data para a sua celebração.
O presidente da Casa do Povo Dr. Viriato Costa Pinto, diz que a Feira excedeu as expectativas, mas mesmo assim, prometeu melhorá-la nos próximos eventos.
Para lá do prato tradicional, houve outras iguarias locais e regionais, os bolos doces e outras doçarias de que todos gostam, regadas com o nosso bom vinho. O artesanato local também esteve bem representado.
Foram três dias de festa e de promoção dos produtos locais, e no dia 30, ainda houve uma passeata de bicicletas pasteleiras, promovida pelo Centro de Cultura e Desporto, que foi abastecendo com comes e bebes os participantes ao longo do percurso.
Esta Feira e os seus promotores estão assim de parabéns, pois proporcionaram aos vilanovenses e aos muitos visitantes óptimas refeições, dias bem dispostos, promoveram a nossa gastronomia e a nossa terra, e tornaram estes dias diferentes e a merecerem bis,!

José Baptista da Silva
Out.2018

Comments are closed.

Categorias