VILA NOVA DE LUTO

by Jose Baptista | February 10th, 2019

Recebi hoje a notícia de que mais um vilanovense empenhado no progresso da sua terra partiu para sempre do meio de nós, deixando a nossa terra mais pobre. Partiu o senhor Alberto Oliveira Pinto, homem dinâmico e interessado no progresso da sua terra. Com efeito enquanto viveu empenhou-se para que o produto que mais fala de Vila Nova, e pelo qual ela é mais conhecida dentro e fora do País, “o vinho” continuasse a merecer os merecidos elogios, sobre o ponto de visto qualitativo, que ao longo de várias gerações o guindaram para um lugar de referência.
Quando terminou a sua actividade empresarial no ex-Congo Belga, foi pioneiro no lançamento da nova forma de plantar e explorar a vinha, pois para lá do alargamento da propriedade e da transformação de muitos hectares de floresta, em modernas e produtivas vinhas, foi essencialmente a qualidade do vinho nelas produzido, que levaram as marcas “Colibri e Quinta da Espinhosa”, a imporem-se a nível nacional e internacional, e daí a atribuição de diversas medalhas nos graus de ouro e prata com que os mesmos foram gradualmente sendo premiados em diversos certames do vinho em Portugal e no Mundo.
O conhecimento e a arte de fazer vinho faziam parte do saber deste vilanovense empenhado que agora nos deixa, esperando que o seu saber tenha sido apreendido pelo seu filho e sucessor nesta nobre arte da vitivinicultura, para que assim as marcas por ele criadas, continuem a merecer a preferência dos consumidores e com ela a empresa, o seu, e o nome de Vila Nova, continuem a ser conhecidos e respeitados.
Mas, não foi apenas na área dos vinhos que este nosso ilustre vilanovense se empenhou, pois que foi um dos protagonistas para a criação da Caixa Agrícola em Vila Nova, foi um dinâmico promotor na área da construção civil e requalificação de imóveis no concelho de Gouveia e Viseu, assim como se lhe deve o reerguer da nossa Banda Filarmónica, onde durante vários anos pontificou a sua acção e com ela, ter ajudado a transformar esta Associação numa referência cultural da nossa terra, pela qualidade e desempenho artístico musical dos seus elementos, hoje pontificado na grande quantidade de jovens músicos que a Escola de Música criada dentro da Associação produziu.
Por tudo isto, o nome e a obra do senhor Alberto Oliveira Pinto, vai ficar e perdurar nos anais da nossa história local.
Na impossibilidade de o fazer pessoalmente, dada a ausência, aqui deixo expressos os meus sentidos pêsames a toda a sua família, e enquanto crente, rezo a Deus, para que a sua alma descanse em paz.

Comments are closed.

Categorias